terça-feira, fevereiro 26, 2019

Viagem pode aproveitar as funções do Google Maps

O Google Maps é um aplicativo de simples manuseio que propicia diversas facilidades para um viajante em vários destinos. Com as funcionalidades disponíveis que podem ser utilizadas tanto em aparelhos Android ou iOS, viajar se torna mais prático. Obter informações de lugares, se localizar em um ponto ou encontrar a direção de um lugar fazem parte das diversas funções da aplicação. No momento de visitar e também de preparar uma viagem para um destino desejado, ter nas mãos esses recursos acessíveis que só deixam a viagem melhor é indispensável.

Diversas informações podem ser consultadas antes mesmo da viagem começar. Se o viajante prefere passear de carro, então comandos de voz trarão mais conforto no momento de dirigir. Quem gosta de conferir as recomendações de um lugar, poderá obter mais detalhes baseados em experiências reais. Até mesmo sem uma conexão Wi-Fi é possível se guiar independente do lugar. Diversas são as comodidades para quem tem o auxílio desse aplicativo, veja dez dicas do Google Maps para aumentar as boas experiências em uma viagem.


1 – Tenha o seu mapa off-line


Google permite o download de uma região para um mapa off-line 






























O usuário do Google Maps pode baixar a região do lugar em que está no momento ou que pretende
conhecer. Quando a conexão com a Internet não estiver disponível ou com um sinal muito fraco, o mapa baixado será fundamental para se guiar na direção até o lugar desejado. Pesquise o nome do local, deslize o dedo para a direita na tela, no menu, vá na opção “Mapas off-line” > “Selecione seu mapa” > “Download”.


2 – Visualize o seu mapa 


        Pontos em um mapa podem ser visualizados em smartphones



Antes mesmo de sair de casa o turista poderá visualizar os pontos do passeio em um mapa de maneira sequencial. É possível seguir no mapa os lugares a serem visitados de acordo com o percurso, mas para isso é necessário que o mapa tenha sido criado na versão desktop. Para visualizá-lo é preciso somente ir na opção “Seus Lugares” > “Mapas”, selecionar o mapa e percorrer o roteiro projetado. 



3 – Crie listas


O Google Maps possibilita criar uma lista de lugares para consulta e compartilhamento 































As listas trazem maior praticidade quando o usuário precisa destacar os pontos de um destino em que
passou ou que planeja passar. Com esse recurso, guardar as informações e relembrar dos lugares visitados se torna mais fácil. Para fazer uma lista, deslize o dedo para a direita na tela da aplicação e vá na opção “Seus lugares” > “Salvos”, clique no ícone azul para escrever o nome e a descrição da lista. Com a lista criada, na opção adicionar, busque o local desejado. A opção para compartilhar também está disponível.


4 – Explore lugares

Recomendações de vários lugares se baseiam em experiências reais 



Quando vier a vontade de descobrir algum estabelecimento ou lugar que é recomendado por visitantes que já passaram pelo local, a função “Explorar” irá mostrar lugares com recomendações baseadas nas experiências dos visitantes. A pesquisa é feita com base na última busca que o usuário faz no Google Maps. Para ver as sugestões, pesquise o nome da região, apague a caixa de pesquisa e então serão exibidas diversas recomendações como atrações, restaurantes, museus, arte, etc.


5 – Encontre bons parques

Encontre parques na região pesquisada e filtre as preferências 


Com base na pesquisa é possível encontrar parques classificando por proximidade ou relevância. Os parques que se encontram abertos no momento podem ser encontrados também. Para utilizar a funcionalidade vá na caixa de pesquisa, digite o nome da região, apague e espere o menu “Explorar” aparecer no canto direito inferior da tela. Selecione o ícone verde “Mais” > “Coisas legais para fazer”> “Parques”, depois filtre as preferências localizadas abaixo da caixa de pesquisa do Google Maps.


6 – Adicione locais durante o trajeto



Google Maps permite que motoristas encontrem locais que estão antes do destino final 





















                                          



Em uma navegação em que o Google Maps guia o motorista é possível procurar lugares durante o trajeto. Primeiro deslize o dedo para direita, no menu terá a opção “Começar a dirigir”, na próxima tela pesquise e selecione o destino, após a pesquisa o trajeto será definido automaticamente. Durante o passeio de carro, ao clicar no ícone da lupa no canto direito da tela, uma caixa de pesquisa aparecerá com a frase “Pesquisar no trajeto”, lá é possível buscar por um local ou vários sem o destino final ser perdido.


7 – Seja guiado ouvindo música


A execução de músicas pode ser feita através do Google Maps enquanto o motorista dirige 






























Quando o usuário estiver usando o Google Maps para se guiar em uma viagem de carro, as músicas do Spotify ou do Google Play Music poderão ser executadas. Caso a opção não apareça automaticamente será preciso configurá-la manualmente. No canto inferior direito da tela, toque na seta direcionada para cima, depois vá em “Configurações” > “Exibir controles de reprodução de mídia”, posteriormente o aplicativo de música poderá ser escolhido. Após aceitar os termos de uso da aplicação o reprodutor de música surgirá na tela.


8 – Escolha o tipo do mapa


Diferentes visualizações estão disponíveis para o trajeto procurado 































Para deixar mais clara a visualização da região e a busca mais precisa, o tipo de mapa pode ser 
escolhido. Existem o modo padrão, satélite e relevo. Para escolher, primeiro busque o destino na caixa de pesquisa, a seguir clique no topo da tela à direita no ícone com um losango, depois escolha o modo de visualização.



9 – Usar comandos de voz


Destino e trajeto podem ser definidos por comando de voz






























Enquanto estiver dirigindo e sendo guiado pelo Google Maps é possível usar comandos de voz. No topo direito da tela o ícone do microfone ativa o comando de voz. O usuário poderá dizer diversos comandos, entre eles estão “Mostrar Tráfego”, “Mostrar Rotas alternativas”, “Próximo retorno”, etc. A lista é extensa.


10 – Evite caminhos indesejados
É possível dirigir por trajetos baseados em opções que podem ser habilitadas




























Evitar caminhos como rodovias, pedágios e balsas é mais uma vantagem que a aplicação proporciona. Para habilitar essas opções é necessário ir até o canto direito da tela do Google Maps, clicar nos três pontos e escolher “Opções de trajeto”, em seguida selecione as opções que deseja evitar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário