quarta-feira, maio 23, 2018

Rota 66 é inspiração de viagens em filmes e na vida real

A Rota 66 (de Santa Mônica até Chicago) é uma das mais famosas entre os viajantes que buscam uma road trip daquelas de filmes de cinema. Existem várias construções no meio do caminho para tirar fotos, algumas estão até abandonadas.

Começando por Oklahoma City você poderá encontrar um Drive-In chamado de Wilnchester, que é mantido até hoje pela vontade da proprietária de permanecer com esse estabelecimento icônico na estrada. Vários são os pedidos das pessoas que passam pelo local para não fecharem esse Drive-In.

Bem na beira da estrada o viajante poderá encontrar o Museum Oklahoma. No local estão memórias, fotos e objetos antigos, a entrada custa US$ 15. Esse pode ser considerado um dos lugares mais emblemáticos da viagem.

Na cidade do Texas, em McLean, está o museu do arame farpado, conhecido como Tribute To Barbed Wire.

Uma das curiosidades da estrada é o primeiro restaurante do MC Donald’s que está nessa rota. Quem assistir o filme The Founder, que está baseado em fatos em reais, vai entender como surgiu o sucesso da franquia de lanches rápidos.

A origem dessa estrada é de 1938 e estava sendo desenvolvida para ser uma autoestrada que viria a criar 96 rodovias. Inicialmente foram projetados 4 mil km de extensão. No caminho é possível passar por 200 cidades e oito estados. No meio da rota uma placa com o aviso “Mid Point” informa os viajantes da metade do caminho.

Quem assistiu a Easy Rider (1969) vai se sentir inspirado a fazer o mesmo trajeto. O filme conta a história de dois amigos que começam uma viagem de moto. Eles iniciam a jornada na cidade de Los Angeles e vão até New Orleans, onde haverá uma festa do Mardi Gras.

Existem vários filmes que trazem a estrada na história. O filme dirigido pelo brasileiro Walter Salles, em 2012, conta a história baseada em fatos em reais do escritor Jack Kerouac. Foram sete anos viajando pela rota e relatando suas experiências que foram parar no filme On The Road. Outros filmes como Forrest Gump, Golpe de Mestre e a série Route 66 têm a rota como cenário.